zz
26
O que você acha?
“Quando Jesus e os discípulos chegaram a Cafarnaum, os que cobravam o imposto das duas dracmas se dirigiram a Pedro e perguntaram: — O Mestre de vocês não paga as duas dracmas? Pedro respondeu: — Claro que paga! Quando Pedro estava entrando em casa, Jesus se adiantou, dizendo: — Simão, o que você acha? De quem os reis da terra cobram impostos ou tributo: dos seus filhos ou dos estranhos? Quando Pedro respondeu: “Dos estranhos”, Jesus lhe disse: — Logo, os filhos estão isentos. Mas, para que não os escandalizemos, vá ao mar, jogue o anzol e puxe o primeiro peixe que fisgar. Ao abrir a boca do peixe, você encontrará uma moeda. Pegue essa moeda e entregue aos cobradores, para pagar o meu imposto e o seu.” Mt17.24 a 27
*Uma e outra vez encontramos textos que falam sobre dinheiro nas Escrituras. A Bíblia não esconde o quanto as questões financeiras podem abalar a vida humana. Jesus chegou a chamar o dinheiro de deus, o deus mamom.
*No texto de hoje, Pedro foi questionado sobre a situação dos impostos de Jesus. Queriam saber se o Senhor pagaria as duas dracmas, que cada judeu maior do que 20 anos, deveria pagar para manutenção do templo. Sabemos que a real intenção deles era ter motivos para acusar Jesus.
*Pedro respondeu que sim, mas quando chegaram em casa, Jesus retomou o assunto, fazendo uma pergunta direta: “O que você acha?” Assim o Senhor chamou Pedro para refletir sobre o que aconteceu, a ter um posicionamento.
J
*Jesus deu mais subsídios para que Pedro caminhasse em sua reflexão. Ele perguntou: “De quem os reis da terra cobram impostos ou tributo: dos seus filhos ou dos estranhos?” Pedro sabia que os filhos dos reis eram isentos.
*Jesus concluiu deixando claro que eles pagariam o imposto, na condição de estranhos, para não escandalizar o povo. E falou para Pedro pescar e pegar do primeiro peixe uma moeda, que era o valor do imposto para os dois.
Jesus é o Senhor do templo, e Rei e Seus filhos são livres. Mas
*a liberdade precisa ser avaliada e as consequências pesadas
CUIDADOSAMENTE
*Assim como vimos Jesus conduzindo Pedro nessa reflexão, hoje também temos desafios semelhantes. Em cada um deles, podemos ouvir a voz do Senhor nos perguntando:
“O que você acha?”
*Só Jesus sabe equacionar perfeitamente graça e confronto. Nós temos muito que aprender nesse sentido. Nesta história a escolha de Jesus tinha o motivo de não escandalizar o povo.
Em um mundo que pouco se importa com o que o outro pensa, pode parecer um motivo estranho. Mas como discípulos de Cristo, não escandalizar as pessoas, é um real e importante motivo.
*Que o Senhor nos conduza a contínuas reflexões e avaliações da forma como cremos, vivemos e nos relacionamos! Que a partir da pergunta do Senhor ‘o que vc acha?’, possamos encontrar o caminho, a resposta que glorifica o Senhor e revela a Sua glória!
Elayne Manzano
zz